GRUPO DE ESTUDO E DISCUSSÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
(GED NTE CGR METROPOLITANA)
Tema 40 – Avaliação dos estudos: reflexões e aprendizagens. Período: 10 a 13 de dezembro Material para estudo e reflexão: a) Texto: Formação continuada para a modalidade grupo de estudos.
Orientações para estudo e produção: - A proposta desse tema é refletir sobre nossa aprendizagem nos temas e produções desenvolvidos em 2017. A avaliação tem como objetivo estimular a autoavaliação sobre a prática do PROGETEC no grupo de estudos, bem como indicar as necessidades de mudanças metodológicas e conhecer as sugestões de temas a serem explorados em 2018. Ao fazer a avaliação considere:
A motivação para participar do grupo de estudos.
Impressões sobre a experiência vivenciada.
O sentido e o significado dessa experiência para sua formação docente.
Os impactos desse processo formativo e as mudanças na prática pedagógica.
- Faça a leitura do texto, que evidencia a importância do grupo de estudos para a formação docente. - Utilize o infográfico para pensar nas necessidades de mudança da sua prática formativa no próximo ano. - Após sua reflexão, faça a avaliação dos estudos realizados em 2017. Clique aqui para acessar o formulário de avaliação!
Tema 39 – Análise de Projetos de Aprendizagem (P.A) na perspectiva da Metodologia Ativa. Período: 20 a 30 de novembro. Material para estudo e reflexão: a) Texto: - Moran, J.Mudando a Educação com Metodologias Ativas.In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximação jovens. 2015.
b) Infográfico: Contribuições das Metodologias Ativas. b) Vídeo: Entrevista com José Moram - Metodologias Ativas. Prof. José Moran é referência em estudos sobre Metodologias Ativas e defende que a aula deve ser um espaço vivo, de trocas, de resultados e de sínteses. Assista!
[[media type=youtube key=O4icT4Z8m6Q width=560 height=315 width="560" height="315"]]
Orientações para estudo e produção: - Neste tema analisaremos uma proposta de P.A apresentada no Seminário de Tecnologias Educacionais/2017 a partir da perspectiva das ideias de metodologia ativa. - Leia o texto, explore o infográfico e assista o vídeo. Esse material oferecerá subsídios para a análise. - Para orientações detalhadas da atividade a ser realizada, acesse o espaço de postagem do tema 39 (clique aqui!).
Tema 38 – Cultura Maker. Período: 22 a 29 de setembro. Material para estudo e reflexão: a) Texto: Inovação na Educação - Cultura Maker. - Annunciato, P. 2017.Inovação na Educação - Cultura Maker.Revista Nova Escola, n°299, p. 26 e 29.
b) Texto: Sala de informática - Espaço Maker. - Reolo, J. 2017.Equipamentos sem uso podem transformar a sala de informática em espaço Maker.Revista Nova Escola: Blog Tecnologia na Educação.
b) Vídeo: Cultura Maker. Tecnologias como a robótica, a impressão em 3D e o design de projetos ganham cada vez mais espaço nas escolas de fora do Brasil. A chamada Cultura Maker, que foi assunto de um seminário realizado no SESI Maracanã, tem o objetivo de estimular o interesse dos jovens por ciência e tecnologia e começa a ganhar espaço, também, nas salas de aula brasileiras. [[media type=youtube key=O_6vP6eJLgI width=560 height=315 width="560" height="315"]]
Orientações para estudo e produção: - Neste tema continuaremos a Cultura Maker e os elementos indicadores dessa cultura nas propostas de P.A que estão em desenvolvimento nas escolas. A proposta é compartilhar experiências e vincular a prática com a teoria estudada. - Para orientações da atividade a ser realizada, acesse o espaço de postagem do tema 38 (clique aqui!). Tema 37 – Projetos de Aprendizagem, Matemática e Tecnologias. Período: 22 de maio a 09 de junho. Material para estudo e reflexão: a) Texto: Projeto de Aprendizagem na Escola. -Silva et. al. 2010. Projetos de Aprendizagem na Escola: uma alternativa em busca de (re)significação das práticas educativas. Revista da Faculdade de Educação, n°14, p. 77-96.
b) Série da TV Escola Matemática em Toda Parte II. b.1) Vídeos da série no canal da TV Escola no Youtube: clique aqui! b.2) Vídeos no site da TV Escola com as descrições: clique aqui! Orientações para estudo e produção: - Neste tema continuaremos nossa reflexão sobre a metodologia de projeto de aprendizagem com uso das tecnologias digitais e o ensino de matemática contextualizado, a partir do tema da SNCT/2017. A proposta é trabalhar novamente em grupo produzindo um texto coletivo, a partir dos estudos propostos. Atividade coletiva: - Os PROGETECs das escolas de um mesmo município devem reunir-se em grupos, ler o artigo (a), assistir e discutir os vídeos (b), de acordo com a divisão a seguir: 1. Bandeirantes 2.Jaraguari 3. Corguinho, Rochedo e Rio Negro (sugestão: estudar a distância - online). 4. Nova Alvorada do Sul. 5. Camapuã. 6. Ribas do Rio Pardo. 7. Sidrolândia (Prof. Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti). 8. Sidrolândia (Paulo Firmo e Extensões). 9. Terenos. - Após o estudo, deve ser elaborado um texto coletivo, de acordo com as orientações disponibilizadas no espaço de postagem do tema 37. - Para mais orientações e postar sua contribuição acesse o espaço de postagem do tema 37, clique aqui!
Tema 36 – Matemática e tecnologias em toda parte. Período: 05 a 25 de abril. Material para estudo e reflexão: a) Série da TV Escola Matemática em Toda Parte. Clique aqui para acessar os vídeos da Série! b) Projeto de Aprendizagem: uma proposta metodológica. Para relembrar um pouco da metodologia do P.A, clique aqui! Orientações para estudo e produção: - O objetivo deste tema é promover uma reflexão articulada com a prática de desenvolvimento do P.A e as possibilidades de contextualizar o ensino da matemática com o cotidiano dos alunos, promovendo a pesquisa e autoria por meio da programação com uso do Scratch. A atividade será realizada em duas partes, sendo uma em grupo e uma individual. Atividade coletiva: - Os PROGETECs das escolas de um mesmo município devem reunir-se em grupos, ler o texto sobre P.A (b), assistir e discutir os vídeos (a) de acordo com a divisão a seguir: 1. Matemática nas finanças - Bandeirantes 2. Matemática nas feiras e mercados - Jaraguari 3. Matemática na cozinha - Corguinho.
4. Matemática na arte - Rochedo e Rio Negro (sugestão: estudar a distância - online).
5. Matemática nos transportes - Nova Alvorada do Sul. 6. Matemática na escola - Camapuã (Miguel Sutil e Joaquim Malaquias). 7. Matemática no futebol - Camapuã (Camilo Bonfim, Abadia Faustino Inácio e CEEP Márcio Elias Nery). 8. Matemática na construção - Ribas do Rio Pardo. 9. Matemática no sítio - Sidrolândia (Prof. Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti). 10. Matemática no parque - Sidrolândia (Paulo Firmo e Extensões). 11. Matemática na música - Terenos. - Anotar os principais pontos da discussão que podem apoiar a atividade individual. Atividade individual: - Participe da construção da tabela com sugestões de situações de aprendizagem para serem desenvolvidas no P.A que desenvolverá na escola.- Para postar sua contribuição acesse o espaço de postagem do tema 36, clique aqui!
Tema 35 – Relato e reflexão na prática pedagógica com projetos de aprendizagem. Período: 11 de novembro a 02 de dezembro. Material para estudo e reflexão: a) Breves textos para reflexão.
Orientações para estudo e produção: - A ação docente está relacionada à reflexão sobre ela para sua reelaboração. É importante refletirmos sobre a prática com Projetos de Aprendizagem nesse ano de 2016, para replanejarmos nossas ações para 2017. A proposta desse tema de estudo é fazer um relato sobre o desenvolvimento do P.A com uso do Scratch desenvolvido na escola, como forma de refletir sobre o uso da metodologia e do Programa Scratch, reconhecer os sucessos e erros e pensar nos ajustes para o projeto que será desenvolvido no próximo ano letivo. Para fazer seu relato: - Faça a leitura dos textos disponibilizados no arquivo “breves textos para reflexão” - Utilize o roteiro para elaboração do relato e organize uma apresentação seguindo todos os itens apresentados no roteiro. Fique a vontade para acrescentar o que julgar necessário. - Grave um arquivo de áudio ou vídeo, com no mínimo 2 minutos e no máximo 4 minutos, apresentando oralmente seu relato.- Poste o vídeo no Youtube ou Podomatic.- Poste o link do seu relato no espaço de postagem do tema 35, clique aqui!
Tema 34 – Projetos de Aprendizagem e autoria com uso do Scratch Período: 17 a 27 de outubro. Material para estudo: a) Banners apresentados no VII Seminário do NTE-Regional https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B56Cy1HFtWmKekg5SW5KLWFCZFE Orientações para estudo e produção: - Retome as orientações presenciais feitas no dia do VII Seminário do NTE-Regional. Acesse as orientações presenciais:
- A partir da análise realizada no momento de apresentação dos banners, por meio das questões norteadoras, elabore um pequeno texto analisando o banner escolhido por você. - Poste sua análise no espaço de postagem do tema 34, clique aqui! Tema 33 - Situações de aprendizagem na Educação Híbrida. Período:08 a 31 de agosto. Material para estudo: a)Texto - Espaços de aprendizagem. Santos, G.S. In: As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: Bacich, L.; Neto, A. T.; Trevisan, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. p. 103 a 120. 2015.
b)Vídeo - Ensino híbrido: estudante.
[[media type=youtube key=h5Jrcc6_eIg width=433 height=299 width="433" height="299"]] Orientações para estudo e produção: - Estude o texto e assista o vídeo. Havendo possibilidade, reúna-se com seu(s) colega(s) PROGETEC(s) do município, discutindo e refletindo sobre o tema.
- Reflita sobre as possibilidades de planejamento e desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem híbridas no contexto da sua escola.
- A partir da experiência vivenciada na produção do tema 32, construa um infográfico ilustrando o planejamento de uma situação de aprendizagem híbrida, considerando o modelo que melhor funcionaria na sua escola.
- Para acessar maisorientações e o espaço de postagem do tema 33, clique aqui!
Tema 32 - Modelos de Educação Híbrida e possibilidades do uso das TIC. Período: 21 de junho a 29 de julho Material para estudo: a)Textos - Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Bacich, L e Moran, José. 2015. Revista Pátio, no 25, p. 45-47.
Orientações para estudo e produção: - Estude o texto, assista o vídeo e explore os infográficos. - Reflita sobre as possibilidades de educação híbrida no contexto da sua escola. - Construa um infográfico propondo a implantação da educação híbrida na sua escola com uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem moodle.
Para acessar maisorientações e o espaço de postagem do tema 32, clique aqui!
Tema 31 - TIC, BE e LD: possibilidades de integração.
Período: 16 de maio a 10 de junho. Material para estudo: a)Textos - A biblioteca escolar enquanto espaço de integração das TIC.
Tema 29 - As tecnologias digitais no ensino híbrido: possibilidades na escola.
Período: 09 a 31 de março. Material para estudo: - Texto: As tecnologias digitais no ensino híbrido. In:Sunaga, A.; Carvalho, C. S. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: Bacich, L.; Neto, A. T. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. p. 141-154. 2015.
*Rotacione o texto (pg. 142-151) para realizar a leitura. - Vídeo: Ensino Híbrido - personalização e tecnologia na educação. [[media type=youtube key=E8NlU_07XRI width=560 height=315 width="560" height="315"]]
Orientações para estudo e produção: - Assista o vídeo e faça a leitura do texto. - Participe da construção da tabela sobre os recursos e possibilidades de uso na educação híbrida. - Sua participação deve ser individual, considerando o contexto da sua escola e o cenário em que se encontra de integração das TIC ao currículo.
Para acessar o espaço de produção do tema 29, clique aqui!
GRUPO DE ESTUDO E DISCUSSÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
(GED NTE CGR METROPOLITANA)
Tema 40 – Avaliação dos estudos: reflexões e aprendizagens.
Período: 10 a 13 de dezembro
Material para estudo e reflexão:
a) Texto: Formação continuada para a modalidade grupo de estudos.
b) Infográfico: Estratégias para sair da zona de conforto.
Orientações para estudo e produção:
- A proposta desse tema é refletir sobre nossa aprendizagem nos temas e produções desenvolvidos em 2017.
A avaliação tem como objetivo estimular a autoavaliação sobre a prática do PROGETEC no grupo de estudos,
bem como indicar as necessidades de mudanças metodológicas e conhecer as sugestões de temas
a serem explorados em 2018.
Ao fazer a avaliação considere:
- A motivação para participar do grupo de estudos.
- Impressões sobre a experiência vivenciada.
- O sentido e o significado dessa experiência para sua formação docente.
- Os impactos desse processo formativo e as mudanças na prática pedagógica.
- Faça a leitura do texto, que evidencia a importância do grupo de estudos para a formação docente.- Utilize o infográfico para pensar nas necessidades de mudança da sua prática formativa no próximo ano.
- Após sua reflexão, faça a avaliação dos estudos realizados em 2017. Clique aqui para acessar o formulário de avaliação!
Tema 39 – Análise de Projetos de Aprendizagem (P.A) na perspectiva da Metodologia Ativa.
Período: 20 a 30 de novembro.
Material para estudo e reflexão:
a) Texto:
- Moran, J. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximação jovens. 2015.
b) Infográfico: Contribuições das Metodologias Ativas.
b) Vídeo: Entrevista com José Moram - Metodologias Ativas.
Prof. José Moran é referência em estudos sobre Metodologias Ativas e defende que a aula deve ser um espaço vivo, de trocas, de resultados e de sínteses. Assista!
[[media type=youtube key=O4icT4Z8m6Q width=560 height=315 width="560" height="315"]]
Orientações para estudo e produção:
- Neste tema analisaremos uma proposta de P.A apresentada no Seminário de Tecnologias Educacionais/2017 a partir da perspectiva das ideias de metodologia ativa.
- Leia o texto, explore o infográfico e assista o vídeo. Esse material oferecerá subsídios para a análise.
- Para orientações detalhadas da atividade a ser realizada, acesse o espaço de postagem do tema 39 (clique aqui!).
Tema 38 – Cultura Maker.
Período: 22 a 29 de setembro.
Material para estudo e reflexão:
a) Texto: Inovação na Educação - Cultura Maker.
- Annunciato, P. 2017. Inovação na Educação - Cultura Maker. Revista Nova Escola, n°299, p. 26 e 29.
b) Texto: Sala de informática - Espaço Maker.
- Reolo, J. 2017. Equipamentos sem uso podem transformar a sala de informática em espaço Maker. Revista Nova Escola: Blog Tecnologia na Educação.
b) Vídeo: Cultura Maker.
Tecnologias como a robótica, a impressão em 3D e o design de projetos ganham cada vez mais espaço nas escolas de fora do Brasil.
A chamada Cultura Maker, que foi assunto de um seminário realizado no SESI Maracanã, tem o objetivo de estimular o interesse dos
jovens por ciência e tecnologia e começa a ganhar espaço, também, nas salas de aula brasileiras.
[[media type=youtube key=O_6vP6eJLgI width=560 height=315 width="560" height="315"]]
Orientações para estudo e produção:
- Neste tema continuaremos a Cultura Maker e os elementos indicadores dessa cultura nas propostas de P.A que estão em desenvolvimento nas escolas.
A proposta é compartilhar experiências e vincular a prática com a teoria estudada.
- Para orientações da atividade a ser realizada, acesse o espaço de postagem do tema 38 (clique aqui!).
Tema 37 – Projetos de Aprendizagem, Matemática e Tecnologias.
Período: 22 de maio a 09 de junho.
Material para estudo e reflexão:
a) Texto: Projeto de Aprendizagem na Escola.
-Silva et. al. 2010. Projetos de Aprendizagem na Escola: uma alternativa em busca de (re)significação das práticas educativas. Revista da Faculdade de Educação, n°14, p. 77-96.
b) Série da TV Escola Matemática em Toda Parte II.
b.1) Vídeos da série no canal da TV Escola no Youtube: clique aqui!
b.2) Vídeos no site da TV Escola com as descrições: clique aqui!
Orientações para estudo e produção:
- Neste tema continuaremos nossa reflexão sobre a metodologia de projeto de aprendizagem com uso das tecnologias digitais e o ensino de matemática contextualizado, a partir do tema da SNCT/2017.
A proposta é trabalhar novamente em grupo produzindo um texto coletivo, a partir dos estudos propostos.
Atividade coletiva:
- Os PROGETECs das escolas de um mesmo município devem reunir-se em grupos, ler o artigo (a), assistir e discutir os vídeos (b), de acordo com a divisão a seguir:
1. Bandeirantes
2.Jaraguari
3. Corguinho, Rochedo e Rio Negro (sugestão: estudar a distância - online).
4. Nova Alvorada do Sul.
5. Camapuã.
6. Ribas do Rio Pardo.
7. Sidrolândia (Prof. Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti).
8. Sidrolândia (Paulo Firmo e Extensões).
9. Terenos.
- Após o estudo, deve ser elaborado um texto coletivo, de acordo com as orientações disponibilizadas no espaço de postagem do tema 37.
- Para mais orientações e postar sua contribuição acesse o espaço de postagem do tema 37, clique aqui!
Tema 36 – Matemática e tecnologias em toda parte.
Período: 05 a 25 de abril.
Material para estudo e reflexão:
a) Série da TV Escola Matemática em Toda Parte.
Clique aqui para acessar os vídeos da Série!
b) Projeto de Aprendizagem: uma proposta metodológica.
Para relembrar um pouco da metodologia do P.A, clique aqui!
Orientações para estudo e produção:
- O objetivo deste tema é promover uma reflexão articulada com a prática de desenvolvimento do P.A e as possibilidades de contextualizar o ensino da matemática com o cotidiano dos alunos, promovendo a pesquisa e autoria por meio da programação com uso do Scratch. A atividade será realizada em duas partes, sendo uma em grupo e uma individual.
Atividade coletiva:
- Os PROGETECs das escolas de um mesmo município devem reunir-se em grupos, ler o texto sobre P.A (b), assistir e discutir os vídeos (a) de acordo com a divisão a seguir:
1. Matemática nas finanças - Bandeirantes
2. Matemática nas feiras e mercados - Jaraguari
3. Matemática na cozinha - Corguinho.
4. Matemática na arte - Rochedo e Rio Negro (sugestão: estudar a distância - online).
5. Matemática nos transportes - Nova Alvorada do Sul.6. Matemática na escola - Camapuã (Miguel Sutil e Joaquim Malaquias).
7. Matemática no futebol - Camapuã (Camilo Bonfim, Abadia Faustino Inácio e CEEP Márcio Elias Nery).
8. Matemática na construção - Ribas do Rio Pardo.
9. Matemática no sítio - Sidrolândia (Prof. Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti).
10. Matemática no parque - Sidrolândia (Paulo Firmo e Extensões).
11. Matemática na música - Terenos.
- Anotar os principais pontos da discussão que podem apoiar a atividade individual.
Atividade individual:
- Participe da construção da tabela com sugestões de situações de aprendizagem para serem desenvolvidas no P.A que desenvolverá na escola.- Para postar sua contribuição acesse o espaço de postagem do tema 36, clique aqui!
Tema 35 – Relato e reflexão na prática pedagógica com projetos de aprendizagem.
Período: 11 de novembro a 02 de dezembro.
Material para estudo e reflexão:
a) Breves textos para reflexão.
b) Roteiro para elaboração do relato do P.A
Orientações para estudo e produção:
- A ação docente está relacionada à reflexão sobre ela para sua reelaboração. É importante refletirmos sobre a prática com Projetos de Aprendizagem nesse ano de 2016, para replanejarmos nossas ações para 2017. A proposta desse tema de estudo é fazer um relato sobre o desenvolvimento do P.A com uso do Scratch desenvolvido na escola, como forma de refletir sobre o uso da metodologia e do Programa Scratch, reconhecer os sucessos e erros e pensar nos ajustes para o projeto que será desenvolvido no próximo ano letivo. Para fazer seu relato:
- Faça a leitura dos textos disponibilizados no arquivo “breves textos para reflexão”
- Utilize o roteiro para elaboração do relato e organize uma apresentação seguindo todos os itens apresentados no roteiro. Fique a vontade para acrescentar o que julgar necessário.
- Grave um arquivo de áudio ou vídeo, com no mínimo 2 minutos e no máximo 4 minutos, apresentando oralmente seu relato.- Poste o vídeo no Youtube ou Podomatic.- Poste o link do seu relato no espaço de postagem do tema 35, clique aqui!
Tema 34 – Projetos de Aprendizagem e autoria com uso do Scratch
Período: 17 a 27 de outubro.
Material para estudo:
a) Banners apresentados no VII Seminário do NTE-Regional
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B56Cy1HFtWmKekg5SW5KLWFCZFE
Orientações para estudo e produção:
- Retome as orientações presenciais feitas no dia do VII Seminário do NTE-Regional.
Acesse as orientações presenciais:
- A partir da análise realizada no momento de apresentação dos banners, por meio das questões norteadoras, elabore um pequeno texto analisando o banner escolhido por você.
- Poste sua análise no espaço de postagem do tema 34, clique aqui!
Tema 33 - Situações de aprendizagem na Educação Híbrida.
Período: 08 a 31 de agosto.
Material para estudo:
a)Texto
- Espaços de aprendizagem. Santos, G.S. In: As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: Bacich, L.; Neto, A. T.; Trevisan, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. p. 103 a 120. 2015.
b)Vídeo
- Ensino híbrido: estudante.
[[media type=youtube key=h5Jrcc6_eIg width=433 height=299 width="433" height="299"]]
Orientações para estudo e produção:
- Estude o texto e assista o vídeo. Havendo possibilidade, reúna-se com seu(s) colega(s) PROGETEC(s) do município, discutindo e refletindo sobre o tema.
- Reflita sobre as possibilidades de planejamento e desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem híbridas no contexto da sua escola.
- A partir da experiência vivenciada na produção do tema 32, construa um infográfico ilustrando o planejamento de uma situação de aprendizagem híbrida, considerando o modelo que melhor funcionaria na sua escola.
- Para acessar mais orientações e o espaço de postagem do tema 33, clique aqui!
Tema 32 - Modelos de Educação Híbrida e possibilidades do uso das TIC.
Período: 21 de junho a 29 de julho
Material para estudo:
a)Textos
- Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Bacich, L e Moran, José. 2015. Revista Pátio, no 25, p. 45-47.
a)Vídeo
- Possibilidades de atuação no Ensino Híbrido.
[[media type=youtube key=Krb9e8rgeKo width=560 height=315 width="560" height="315"]]
c) Infográficos: educação híbrida e modelos.
Clique aqui para acessar os infográficos!
Orientações para estudo e produção:
- Estude o texto, assista o vídeo e explore os infográficos.
- Reflita sobre as possibilidades de educação híbrida no contexto da sua escola.
- Construa um infográfico propondo a implantação da educação híbrida na sua escola com uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem moodle.
Para acessar mais orientações e o espaço de postagem do tema 32, clique aqui!
Tema 31 - TIC, BE e LD: possibilidades de integração.
Período: 16 de maio a 10 de junho.Material para estudo:
a)Textos
- A biblioteca escolar enquanto espaço de integração das TIC.
- LD e TIC: alguma contradição?
Orientações para estudo e produção:
- Estude os textos e reflita sobre as ideias tratadas no contexto da sua escola.
- Entre no fórum do tema 31 e contribua com a discussão sobre a integração das TIC, LD e BE.
Clique aqui e acesse o fórum do Tema 31!
Tema 30 - Projeto de Aprendizagem e Autoria.
Período: 11 a 26 de abril.Material para estudo:
a)Textos
- Projeto? O que é? Como se faz? (Fagundes)
- PA uma experiência com alunos do Ensino Fundamental (Basnick, 2011)
b) Apresentação:
https://prezi.com/zwm8xyl21woa/untitled-prezi/#
c) Exemplos de PA:
No ar e no mar
**Qualidade do vinho**
Psicotrópicos e Dependência
**Cigarro e vício**
Notação Musical
Arrepio
De onde vem a cera que as abelhas produzem?
**Como e por que o avião voa?**
**Como surgiram os números?**
**Como criar História em Quadrinhos no computador?**
**Por que os peixes não fecham os olhos e vivem só embaixo da água?**
**Quais os costumes das pessoas na Idade da Pedra?**
**Como é formada a areia?**
@@@@@@@@@@@@@@@@@
Orientações para estudo e produção:
- Estude o material e discuta suas dúvidas com o Professor Multiplicador responsável pela sua escola.
- Utilize o modelo abaixo e faça os ajustes necessários no plano do projeto, discutidos com seu Multiplicador, finalizando seu plano.
Lembre-se que uma das produções realizadas no âmbito do PA deve ser com uso do Scratch e a metodologia deve ser a do PA (foco no aluno: pesquisa - investigação - autoria).
Modelo do Plano do PA:
- Poste o Plano do PA no espaço de produção do Tema 30 e aguarde a devolutiva do seu Prof. Multiplicador!
Para acessar o espaço de produção do tema 30, clique aqui!
Tema 29 - As tecnologias digitais no ensino híbrido: possibilidades na escola.
Período: 09 a 31 de março.Material para estudo:
- Texto: As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: Sunaga, A.; Carvalho, C. S. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: Bacich, L.; Neto, A. T. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. p. 141-154. 2015.
*Rotacione o texto (pg. 142-151) para realizar a leitura.
- Vídeo: Ensino Híbrido - personalização e tecnologia na educação.
[[media type=youtube key=E8NlU_07XRI width=560 height=315 width="560" height="315"]]
Orientações para estudo e produção:
- Assista o vídeo e faça a leitura do texto.
- Participe da construção da tabela sobre os recursos e possibilidades de uso na educação híbrida.
- Sua participação deve ser individual, considerando o contexto da sua escola e o cenário em que se encontra de integração das TIC ao currículo.
Para acessar o espaço de produção do tema 29, clique aqui!